Foi autorizado um novo edital de processo seletivo para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O aval é para uma oferta de 107 vagas temporárias em cargos de nível superior, que já tem distribuição confirmada.
A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6. O documento está assinado pelo secretário de desburocratização, gestão e governo digital, Caio Andrade, e também por Tarcio Tokano, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
"Autoriza o Departamento Penitenciário Nacional a contratar por tempo determinado profissionais para atender necessidade temporária de excepcional interesse público."
As vagas autorizadas são para cargos de analista e especialista, que exigem graduação. Veja a distribuição:
Essa é a pergunta que não quer calar. Mas ela ainda não tem uma resposta definitiva, com data fechada. Essa previsão dependerá dos preparativos internos do Depen.
O órgão agora deve agilizar a formação de uma comissão organizadora, em breve, oficializar a contratação de uma banca organizadora.
Mas, sabe-se que oficialmente o órgão tem um prazo de seis meses, como prevê a portaria, para liberar o edital. Dessa forma, o documento com todas as regras pode sair até abril de 2021.
"O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria."
Fonte: Folha dirigida